5 Dicas para um ONBOARDING de sucesso

Quando o funcionário já aceitou a proposta de emprego, você já encerrou as divulgações da posição de trabalho, qual é o próximo passo a seguir? A resposta é simples, mas carece da devida importância: é o momento da integração do profissional junto à empresa. E você sabe como é feito esse processo? É por isso que hoje vamos falar sobre onboarding.

O onboarding é a etapa seguinte após a aprovação do profissional para a vaga. Palavra derivada do inglês, o termo significa “embarcar”, o que traduz da melhor forma o que é iniciar uma jornada em uma nova empresa. Na área de gestão de pessoas, o onboarding se trata de um conjunto de ações tomadas pela empresa empregadora para que o novo profissional se adapte à vaga e à equipe e sinta-se integrado à cultura organizacional da empresa – bem como embarcar em um navio com destino promissor.  

As dificuldades de um onboarding

Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe o quão difícil é encontrar o profissional certo para a vaga certa – e logo após a conclusão dessa tarefa, o próximo desafio é reter esse talento dentro do time, possibilitando que ele ou ela se desenvolva da melhor forma. Portanto, para contribuir com esse processo, a forma como os colaboradores são introduzidos à empresa é a primeira impressão; vai refletir no bem estar do novo colega e, por conseguinte, na sua produtividade e engajamento no trabalho. Afinal, quando a gente se sente bem-vindo e bem quisto no lugar onde estamos, o exercício de cada atividade faz mais sentido.

Na imagem um homem e uma mulher sorrindo em uma cafeteria e encostando os cotovelos como uma forma de cumprimento seguro.

Pensando em inspirar mais times de R&S a realizar um onboarding completo e coerente para as duas faces de interação, separamos aqui 5 dicas de como estruturar um onboarding de sucesso:

Antecipe as necessidades do recém-chegado;

Separe em forma de lista o que é necessário tanto para que o novo colega exerça suas funções com qualidade, quanto o que é preciso que o time providencie antes da chegada do próximo membro.

Tenha organizado os acessos necessários para o início das atividades do profissional

Isso inclui desde acessórios, como: notebook, mouse pad e carregadores, como acesso a e-mails e demais plataformas. Ou seja, a ideia é mostrar prontidão e organização transmite o compromisso e a dedicação da empresa com o novo funcionário.

Garanta que a pessoa conheça todas as ferramentas de trabalho; 

Apresente quais serão as ferramentas mais utilizadas pelo time e certifique-se de que o funcionário conhece-as e está apto a trabalhar sem grandes dificuldades. Caso o novo membro não esteja adaptado a alguma das ferramentas, que tal um treinamento com um colega do time? 

 Integre o profissional aos fluxos de informações da empresa; 

Fluxos de informações se referem a tudo aquilo que quem trabalha na empresa deve saber; quais as funções dos colegas de trabalho, quem realiza tal atividade; como a empresa é vista no mercado e por aí vai.

Escolha uma pessoa responsável em auxiliar o novo colega em possíveis dificuldades, conhecido como Programa de Apadrinhamento. 

O Programa de Apadrinhamento além de demonstrar suporte funcional ao colega que está entrando no time, a fim de esclarecer dúvidas sobre ferramentas, processos e tarefas, também reafirma a disposição da marca empregadora em fazer o novo membro do time se sentir bem, à vontade, e saber que ele não está sozinho. 

vem-ser-it-recruiter

Sabemos que existem várias etapas burocráticas necessárias para admissão de um novo profissional no time da empresa, mas gerar uma boa conexão com o novo colega faz parte da experiência da pessoa candidata e fortalece a marca empregadora – além de propiciar inúmeros benefícios, como:

  • Acelerar a adaptação do profissional na empresa;
  • Proporcionar uma melhor experiência para os novos colaboradores; 
  • Promover alinhamento aos objetivos da parceria; 
  • Aumentar a produtividade do time;
  • Diminuir o índice de turnover; 
  • Melhorar o clima e integração com a equipe.

Então gora que você já tem em mãos as principais dicas e benefícios para realizar um onboarding de sucesso, cabe a você, junto do seu time, recepcionar os novos membros da sua equipe da melhor forma!

Qual outra dica você acha que seria importante de estar nessa lista? Comente aqui embaixo o que para você é indispensável num processo de onboarding!


Redação: Jéssica Rodrigues

Revisão: Mariana Bier