Como inspirar candidaturas para seu processo de recrutamento e seleção

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Como você sabe, este é o segundo em uma série de quatro post’s com dicas práticas e diretas de como melhorar o seu processo de recrutamento e seleção.

 

No primeiro post, você conheceu pontos importantes para iniciar um processo de recrutamento e seleção.

Hoje vamos ver Como inspirar candidaturas para seu processo de recrutamento e seleção.

No terceiro post daremos dicas de Como otimizar a experiência da entrevista.

E fechando a série, falaremos Como finalizar o processo de recrutamento e seleção.

 

Os candidatos estão acostumados a lerem dicas sobre entrevistas. E uma das principais é buscar informações sobre a empresa e fazer sua preparação.

Se você quiser fornecer informações completas sobre sua empresa, a lista de lugares onde os profissionais costumam procurar e o percentual de candidatos que utiliza essas fontes de informação são: Site da empresa, LinkedIn, ferramentas de pesquisa, funcionários da empresa, departamento de RH, InfoJobs, Facebook e Headhunter.

Segue um gráfico ilustrando esses dados:

 

profissional gestão de pessoas recursos humanos gráfico barras

 

O site institucional está em primeiro lugar. Possivelmente os candidatos cheguem até ele através de uma pesquisa no Google.

Você já pesquisou sua empresa no Google para ver como é exibido o título e o corpo do resultado de busca? Sua empresa aparece na busca?

 

Outra dica para deixar essa etapa mais completa, é cadastrar a empresa no Google Meu Negócio, para que as informações fiquem mais completas ainda.

 

Quando os candidatos já estiverem dentro do seu site, confira como passar as informações de forma clara e direta:

 

  • Atualize imagens, texto e layout. Deixe-o com a cara da sua empresa.
  • Crie uma página de Como Contratamos, semelhante à do Google.
  • Apresente testemunhos de seus funcionários e o que eles falam sobre a empresa.
  • Utilize as principais palavras-chave nas vagas em seu site, para ficar melhor posicionado nos resultados de busca do Google.

 

Não podemos nos esquecer que as redes sociais estão em segundo lugar como fonte de informações para os candidatos.

Foque principalmente no Facebook e LinkedIn. Busque aumentar sua base de seguidores e interaja com eles, tire suas dúvidas. Isso aumentará sua autoridade.

 

Conclusão

Ajude os candidatos a descobrir sua empresa e cargos investindo nos locais onde buscam  informações, principalmente seu site, ferramentas de pesquisa e o LinkedIn.

Capacite seus funcionários para que ajudem no recrutamento e reforce suas estratégias tornando-se uma fonte melhor de informações.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para você.

No próximo post dessa série falaremos sobre Como otimizar a experiência da entrevista.

 

Sobre o estudo

Para este estudo, em abril de 2017 foram entrevistadas duas populações diferentes, de mais de 20 países. Todos os participantes são usuários do LinkedIn, segmentados com base em informações e atividades recentes em seus perfis.

6.536 profissionais do mundo inteiro responderam sobre sua experiência no trabalho e sobre projeções no seu futuro.

7.788 profissionais que trocaram de emprego recentemente relataram sua experiência em relação à mudança de empresas.

Principais países participantes: Canadá, EUA, México, Brasil, Argentina, Colômbia, França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Turquia, África do Sul, Polônia, Índia, China. Japão, Malásia, Singapura, Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.