Em vista como uma das tendências da TI para 2022, UX vem se tornando uma variável cada vez mais importante na venda de um produto que utilize da TI para se estruturar
O que é UX
Para começar do começo, vamos aos nomes: você sabe o que é UX?
Em português, o termo significa experiência do usuário e representa a forma com que os usuários ou consumidores interagem com o produto. Por exemplo, ao comprar uma peça de roupa em um site de ecommerce, o seu trajeto desde a escolha da peça até a finalização da compra caracteriza a sua experiência como usuário daquela marca. E durante a pandemia, a UX de interfaces digitais foi ainda mais valorizada adquirindo um papel importante para as empresas e companhias. É importante ressaltar que, intencionalmente ou não, a empresa sempre fornecerá uma experiência ao usuário – cabe a cada equipe decidir se empenhar em propiciar uma boa experiência ao consumidor ou não.
Como surgiu o termo UX
O termo User Experience foi utilizado pela primeira vez na década de 1990 pelo cientista cognitivo e designer Donald Norman. Para Norman, a experiência do usuário engloba todo o processo e interação do usuário com o serviço ou produto oferecido pela empresa; para isso, ele considera os sentimentos, emoções e vivência pessoal de cada consumidor naquele canal de compra. A UX também é um fator importante para que, na memória do consumidor, se crie uma imagem positiva da empresa e ele volte a adquirir produtos daquele mesmo lugar.
Experiência de consumo: para além do consciente
A experiência do usuário durante o consumo de determinado produto transcende para além do que vemos ou racionalmente percebemos. Como Norman pontua, existem uma série de sentimentos envolvidos no ato da compra e na experiência que engloba aquele consumo.
No mundo acadêmico dos padrões de consumo, diferentes teóricos discorrem sobre o comportamento de consumo social e como ele vem mudando ao longo dos anos. Esta visão refere-se à noção experiencial do consumo, incluindo variáveis antes não consideradas pelo mercado de compra e venda mas que hoje moldam o hoje o ato de comprar; são elas os sentimentos e emoções na hora da compra, o misto de sensações e demais fatores que vão para além da decisão racional da compra. Além disso, numa sociedade virtual e com interfaces comumente comparativas, os consumidores modernos também utilizam de suas experiências de consumo para reafirmar a própria identidade e, mais uma vez, encaixar – ou se encaixar – em determinado grupo social que repete aquele comportamento. Por exemplo: um jovem, ao comprar uma xícara de café em uma cafeteria da cidade, não compra apenas o líquido energizante que vem dentro do copo; ele compra a embalagem, a estética do lugar, o contato com os funcionários, a forma de pagamento, os demais frequentadores do espaço e a decoração do espaço que, mais tarde, será postada na rede social do consumidor, reafirmando a identidade dele em consumir aquele tipo de experiência.
Beleza, mas o que isso tem a ver com TI?
Mais do que você imagina! Em uma situação ainda de pandemia, com hábitos moldados ao distanciamento social, todo esse paradigma de consumo migrou para dentro das telas. E quem são os responsáveis por fazer funcionar o mundo da web e dos softwares inteligíveis é a área da TI.
Segundo dados da Receita Federal analisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), as vendas online tiveram um aumento de 73% no ano de 2020 se comparado com o de 2019; e no consumo online, a interface e o desenvolvimento de sites e ecommerces é um dos fatores que mais influenciam na compra e na experiência do usuário. Entre diversos setores responsáveis pela elaboração de uma página da internet está o UX Designer, um cargo em alta para profissionais de TI.
UX Designer
Na TI, o UX Designer é o profissional que trabalha com etapas preliminares ao software como recebimento de propagandas e conteúdo relevante. Ele é responsável por realizar o processo de criação de designs de interação do produto. Portanto, para cumprir essa tarefa da melhor forma, é essencial que o UX Designer foque seu trabalho em pesquisa e arquitetura de informações, pensando na experiência que o usuário terá ao utilizar aquela interface virtual.
Um dos deveres importantes do UX Designer é pensar em toda trajetória do usuário dentro do site ou ferramenta que está sendo trabalhada e pensar o que pode ser positivo e o que pode ser negativo para o meu cliente – o que fará ele voltar ao meu site ou o que pode impedir ele de realizar a compra.
Experiência de consumo e UX Designer: de mãos dadas para o futuro
Assim, com a tendência de que muitas condutas permanecem no âmbito online, potencializar a experiência do usuário nas interfaces de venda é uma estratégia não só visionária como essencial para que o cliente fique satisfeito com a empresa e volte a consumir aquele produto. A compra e venda faz parte dos pilares da estrutura econômica e social humana há milênios e a experiência de compra sempre esteve presente; mas agora, conscientemente, é o momento de fazer com que essa experiência seja positiva e conquiste o consumidor da melhor forma.