Mercado de TI para Startups e empresas de pequeno/médio porte

“ O mercado de TI apresenta um cenário onde existem mais oportunidades do que profissionais qualificados para as vagas. Essa realidade é um grande desafio para as empresas e recrutadores da área”.

Durante os últimos anos, percebemos o aumento de oportunidades na área de tecnologia da informação, o que nos faz pensar, que a dificuldade de encontrar candidatos qualificados nos remete aquela frase em como achar “a mosca branca”.

Esse termo está cada vez mais frequente em nosso dia a dia. Um efeito imediato da escassez de perfis é o aumento do salário de profissionais existentes no mercado. As empresas de TI estão pagando um custo alto para atrair e reter. Dessa forma, as startups passam por um momento desafiador com a remuneração de mercado, comparadas às grandes organizações.

Os desafios de uma startup

Existem desafios adicionais para empresas de pequeno a médio porte, principalmente na captação de novos perfis. Um dos maiores desafios são:

Assertividade: uma empresa jovem não possui muito tempo para errar na admissão, uma vez que não pode demorar para encontrar “a pessoa certa”. Um erro na admissão pode ser um fator prejudicial para uma startup, visto que a mesma não dispõe de muitos recursos financeiros.

Requisitos técnicos: os requisitos técnicos tendem a ser mais amplos, com sentido de acumular funções. Uma empresa nova precisa de profissionais mais generalistas e com perfil mais sênior. É muito comum que a Job Description obtenha requisitos de desenvolvimento e ao mesmo tempo de liderança. Esse tipo de profissional altamente qualificado, tanto no nível de gestão, como no nível de especialização, é difícil de encontrar, difícil de atrair (movido por desafios, e autonomia para realizar, entre outras características do ambiente).

Requisitos comportamentais: geralmente existe uma preferência por profissionais que já tenham atuado em outras startups e obtiveram uma boa experiência. Um aspecto comportamental importante para essas empresas é que o profissional “compre o projeto”, que gostem do modelo de negócio, dos fundadores e do propósito, em outros termos, que “vistam a camisa” da organização. Os profissionais que estão acostumados com processos bem definidos e estabelecidos, tendem a não se adaptar nesses ambientes, visto que as startups investem o seu tempo conseguindo novos projetos e leads, e os processos tendem a ser secundários. 

Remuneração: o dilema de contratar profissionais mais experientes demandam maior remuneração, porém uma startup normalmente não tem condições de pagar uma remuneração de um candidato mais sênior. O ideal é encontrar um perfil que já tenha atuado em uma startup  e que tenha o objetivo de crescer com a organização. Uma alternativa para admitir um profissional mais sêniores é oferecer uma remuneração fixa mais uma participação em ações da empresa, ou ainda, uma ajuda de custos mais atrativa.

 IT Recruiter’s X Mercado de TI

Como seria possível amenizar essas dificuldades na hora de contratar profissionais de TI?

Devido ao mercado aquecido, os Tech Recruiters precisam se dedicar a um processo de contratação com foco no hunting cada vez mais acentuado. Por isso, é importante entender o comportamento e os interesses que a startup deseja atrair. Sabemos que existem outros fatores além da remuneração que podem despertar o interesse de tais profissionais, como flexibilidade de horário, oferecimento de cursos, plano de carreira, opção de trabalho remoto, ajuda de custos para o home office, entre outros fatores.

Outro aspecto que pode motivar é o propósito de sua atuação, como por exemplo, o fato de um negócio ter sido desenvolvido para auxiliar causas ambientais, onde os colaboradores se sintam parte de algo maior e motivados a contribuir com a causa.

O mesmo vale para as empresas que não foram criadas com tal intuito, mas levam em consideração o aspecto ambiental no momento de tomar decisões e que promovam ações para o benefício da saciedade/natureza.

Criação de Conteúdo

Os meios de comunicação digital são uma possibilidade de auxiliar na captação de pessoas além das fronteiras físicas. Há diversas maneiras e formatos para realizar o contato com o público, como lives, palestras, artigos em blogs, vídeos, posts em redes sociais.

É interessante que as empresas utilizem as redes sociais para reforçar sua Marca Empregadora e consequentemente, atrair profissionais que se identifiquem com a empresa.


Esperamos que este artigo tenha ajudado a esclarecer as dificuldades na contratação de pessoas e que as dicas sejam úteis para que sua startup consiga trazer os talentos adequados ao seu negócio. Boa sorte!

Graduada em Psicologia da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul); Pós-graduação em Avaliação Psicológica pelo Núcleo Médico Psicológico. Forte atuação em Recrutamento e Seleção de profissionais de TI. Vivência profissional como gestora na WK Jobhub.