Porque a infraestrutura na TI é tão importante?

A tecnologia cada vez mais tem feito parte do nosso dia-a-dia, desde o despertador de nosso celular quando acordamos, até o navegador de bordo em nosso carro para viajar; e o mesmo vale para o mundo dos negócios: para que todos os setores de uma organização funcionem bem, a área de TI precisa estar estabilizada, a fim de melhorar a comunicação do time e aumentar a produtividade da equipe. Portanto, pensando nisso, neste texto vamos entender a importância da infraestrutura de TI, quais os benefícios de uma boa estrutura e porque isso é tão importante.

O que é Infraestrutura de TI?

Para começar do começo, a infraestrutura de TI é a base tecnológica que permite o funcionamento de uma empresa. Ou seja, são os componentes e serviços que sustentam todos os sistemas de informação de uma organização

A infraestrutura é composta por equipamentos e redes, sistemas e instalações que possibilitam o gerenciamento do departamento de tecnologia. Sendo flexível, confiável e segura, a infraestrutura pode auxiliar a organização empresarial a cumprir suas  metas e proporcionar vantagem competitiva de mercado.

Porém, para manter a rede estável e funcional, é necessário uma grande variedade de equipamentos, softwares e ferramentas de comunicação,  além de profissionais que saibam operar e administrar toda essa tecnologia.

Normalmente, a infraestrutura base de um time de TI é composta por:

  • Hardware – É a parte física de um computador: servidores, data centers, computadores pessoais, roteadores, switches e outros dispositivos. Além disso, as instalações que abrigam, resfriam e fornecem energia aos servidores também fazem parte da infraestrutura.
  • Software – É o conjunto de instruções que devem ser seguidas e executadas por um mecanismo, assim como servidores web, sistemas operacionais e de gerenciamento.
  • Rede – A rede possibilita a comunicação, o gerenciamento e as operações entre os sistemas internos e externos. A rede é formada pela conexão com a internet, ativação de rede, firewalls e segurança, além de hardwares como roteadores, switches e cabos.
  • Gerenciamento de dados – Consiste em coletar, armazenar e utilizar as informações trafegadas com segurança e eficiência.
  • Serviços – São ações oferecidas pela infraestrutura de TI, como armazenamento de dados, sistemas operacionais e ferramentas de integração entre departamentos e de relacionamento com o cliente.

Tipos de Infraestrutura

Entender os diferentes tipos de infraestrutura de um time de TI também é importante para compreender o funcionamento da equipe de tecnologia. Para isso, temos a infraestrutura local e a em nuvem, por exemplo, as quais são diferentes.

A infraestrutura local é aquela localizada dentro da empresa, onde se realiza todo o controle e a manutenção do servidor. Para isso, é necessário que a organização tenha espaço físico adequado para comportar o servidor, assim como mão de obra especializada, como os analistas de infraestrutura.

Já a infraestrutura em nuvem ou “Cloud” não depende de espaço físico na organização. Os dados ficam armazenados em formato de nuvem, hospedados em uma série de servidores remotos, que pertencem às empresas que operam com cloud. Sendo assim, as informações podem ser acessadas em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. Logo, a vantagem de ter um sistema em nuvem é a maior disponibilidade de acesso. 

Além disso, dentro da nuvem é possível ter espaço público ou privado de acesso. Uma nuvem privada fica dentro da infraestrutura de uma empresa, como a intranet ou um data center. Já a nuvem pública, como o próprio nome sugere, vai além da estrutura da empresa.

Então o que faz um profissional de  Infraestrutura?

Agora que já entendemos o que é e qual a importância da infraestrutura de tecnologia de uma empresa, precisamos entender a importância – e quais as principais tarefas – do profissional de TI especializado nessa área de atuação. De modo geral, o profissional de infraestrutura presta suporte e manutenção de servidores e data center, planeja capacidade e desenvolve projetos de melhorias dos serviços corporativos. Ele implanta servidores com acompanhamento e cumprimento das políticas dos recursos computacionais. 

Além disso, o analista de infraestrutura atua com suporte técnico, resolvendo chamados, instalação, configuração e atualização de softwares, esclarecendo dúvidas e fornecendo requisitos necessários para o funcionamento adequado de infraestruturas de rede ou informacionais. Dentro das atividades de suporte, estão ainda outras subdivisões.

Suporte de infraestrutura

O profissional de Infraestrutura pode prestar suporte técnico via telefone ou acesso remoto aos usuários de uma empresa, além de efetuar visitas técnicas voltadas a implantação dos sistemas, configuração e etc;

  • Suporte de Nível 1 (N1) – É um atendimento básico, onde o profissional esclarece dúvidas simples (de baixa complexidade) e identifica problemas para encaminhar para área responsável. Este suporte é normalmente realizado por telefone, e-mail ou chat.
  • Suporte de Nível 2 (N2) – Este atendimento oferece suporte na tentativa de resolver o problema. Os atendimentos neste nível costumam ser realizados via acesso remoto.
  • Suporte de Nível 3 (N3) – São atendimentos de alta complexidade, realizados por um profissional especializado no segmento específico do problema. Esse atendimento costuma ocorrer de forma online ou presencial.

Empresa de Infraestrutura:

Como observamos ao longo do texto, o setor de infraestrutura de TI é uma área que requer equipe, conhecimento, além de dispor de muito serviço no mercado. Assim, devido a alta demanda, muitas empresas especializadas, ao enxergar este nicho de negócio, surgem oferecendo soluções direcionadas para infraestrutura. E este pode ser um ótimo negócio, tanto para quem oferece o serviço, quanto para quem contrata.

Por exemplo, os custos que envolvem a infraestrutura podem ser resumidos em: eletricidade (refrigeração), espaço físico e corpo profissional especializados (disponível 24 horas) por dia. Logo, dispor de uma equipe e um espaço só para isso dentro de uma empresa pode vir a ser um investimento muito alto quando o time não está ambientado para o trabalho de TI. Portanto, em casos como esses, contratar os serviços de uma empresa especializada pode ser mais benéfico do que possuir uma infraestrutura em TI  própria na empresa. 

Conclusão

Sendo assim, a infraestrutura na TI é um setor muito importante para diversas empresas, uma vez que com este suporte e serviço é possível desenvolver, testar, controlar e entregar soluções aos colaboradores, clientes e parceiros de uma companhia. Hoje em dia, toda empresa, independentemente do seu porte ou segmento, precisa investir em um bom recurso de tecnologia para garantir eficiência nos processos e se manter competitiva no mercado.

Tiago Brenner é Psicólogo e IT Recruiter no time WK!