Por Danielle Estrázulas
Construir uma carreira em recrutamento e seleção dentro da área de tecnologia pode ser um desafio; primeiro, no entendimento de que, será que essa é a área certa para mim? Depois, como ingressar nesse meio? Por isso, hoje vim compartilhar a minha experiência de carreira em RH dentro da TI. Vamos lá? Mas antes de tudo, quero que vocês conheçam quem eu sou.
Quem é a Dani? Conheça nossa IT Recruiter!
Prazer, Danielle Estrázulas! Sou psicóloga, IT Recruiter e faço parte da Geração X; mas me identifico com os novatos da geração Z no quesito curiosidade: sempre fui alguém muito curiosa, curiosa pelo funcionamento das coisas, máquinas, instrumentos e também pelas pessoas. Os “comos” e “porquês” sempre me fascinaram – e me fascinam até hoje.
Quando adolescente, convivi com diversos amigos super antenados naquela novidade toda de computadores. Eu cresci convivendo com os mesmos amigos desmontando peças de PCUs, montando novas e falando sobre as tais máquinas. Aquilo me fazia bem e me motivou cada vez mais a estar perto de pessoas envolvidas com TI de alguma maneira.
Porém, ao mesmo tempo em que me sentia atraída pelo mundo tecnológico – que, diga-se de passagem, na época nem chegava perto do que temos hoje – eu sempre me encantei pelo ser humano, a filosofia e a área que estuda pessoas. Então, quando chegou o momento do vestibular, ingressei para o curso de Psicologia e me apaixonei.
A psicologia e a TI: o encontro dos dois mundos
Já com a psicologia na minha vida, em 2005 foi quando minha paixão por pessoas encontrou a tecnologia. Naquele ano me vi num desafio com o setor de RH de uma empresa que precisava ser estruturada dentro de um time de TI. E assim foi o meu primeiro contato profissional com a área de tecnologia.
Quanto às atividades que eu exercia dentro de processos de RH, nunca tive grandes dificuldades; assim, em dado momento, passei a ser responsável também pelas compras de certificações de TI internacionais – olhe o tamanho da responsabilidade! – e eu não podia errar. Para vocês entenderem melhor, para poder fazer as compras, eu precisava compreender totalmente a “conjugação” das certificações (principalmente Microsoft), o que não era minha realidade. Então, nessa situação, “ vou fazer um curso a respeito desses processos”. Porém, ao procurar materiais, para minha frustração não encontrei nada. Não existia este tipo de treinamento para pessoas de RH.
Neste momento, não tive outra alternativa, a não ser recorrer aos colegas da área de TI que, pacientemente, me explicaram como a coisa funcionava. Desde então, entendi que para atuar com R&S na área de TI precisaria aprender MUITO sobre a “sopa de letrinhas” que é o ramo da tecnologia, bem como do cotidiano de atuação dos profissionais.
Foi então que a minha característica de “curiosa”, que vinha comigo desde sempre, me impulsionou para que eu pudesse chegar nos meus objetivos dentro dos subsistemas de RH voltados à TI.
Venho de uma realidade de um RH Generalista e Estratégico. Creio que tenha passado por todos os subsistemas, de maneira bastante profunda durante os últimos 17 anos de carreira.
O R&S na TI é um mundo totalmente novo, mas que vale a pena a jornada
Quem hoje é RH em TI deve entender que o mercado nos disponibiliza uma infinidade de cursos para desenvolvermos uma formação rica e assertiva na área; e nós, profissionais de R&S devemos valorizar estes diferentes aprendizados – eu já passei por experiências que afirmam o quanto a busca por informação direcionada nesse ramo de trabalho pode ser difícil de encontrar.
Trabalhar com recrutamento e seleção na área de TI é um mundo completamente diferente do que a maioria dos profissionais de RH estão acostumados; mas eu garanto: com esforço, vale a pena. Assim, com base em tudo vivenciei na área, para seguir uma boa trajetória de carreira na área de R&S em TI, recomendo para você:
- Sustente sua CURIOSIDADE sempre em dia!
- Mantenha também, sua PROATIVIDADE!
- Entenda: toda e qualquer DIFICULDADE é apenas mais um passo na trajetória do APRENDIZADO!
- Reconheça que você é perfeitamente CAPAZ de aprender!
Lembre-se: uma boa carreira é aquela cheia de desafios e aprendizados, que prepare você para uma realidade assertiva e construtiva.
Esta é a Dani Estrázulas, IT Recruiter do #TimeWK!