De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre de 2021, o setor de Tecnologia da Informação (TI) foi responsável pela criação de 33 mil postos de trabalho. Mas em contrapartida, a tendência do mercado é de que a TI brasileira apresente déficit de profissionais qualificados nos próximos três anos, pois isso é o que afirma a pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Então, como lidar com tamanha demanda se não houver os devidos profissionais para saná-la?
O mercado da TI em crescimento exponencial
Hoje, o mercado da TI é um dos que mais gera oportunidades no Rio Grande do Sul, ficando atrás apenas da agropecuária, indústria e comércio, ramos já tradicionais no estado. Essa revolução digital ocorreu principalmente impulsionada pela pandemia do novo coronavírus, que demonstrou um cenário de necessidade de processos tecnológicos cada vez mais eficientes – desde a comunicação interna de um time até a experiência do usuário ao realizar uma compra online. Além disso, o movimento de automatização de processos também cresce, surgindo o ainda mais a necessidade de profissionais da tecnologia para tornar essa migração possível. Ou seja: hoje, tudo envolve tecnologia. Com isso, a oferta de trabalho aumenta e o mercado se aquece ainda mais. Porém, esta conjuntura pode tornar o momento de escolha de um bom profissional de TI ainda mais difícil.
Muitas empresas precisam de desenvolvedores, analistas de sistemas, java, entre outras especificações, para ontem; afinal, a vida empresarial não para, mesmo que novos processos estejam sendo inseridos. E já com opções reduzidas de profissionais, que encontram-se sempre com alta oferta de trabalho, escolher um novo colaborador do ramo da tecnologia pode se tornar uma tarefa trabalhosa. Quais são os pré-requisitos para contratar um profissional de TI? Qual a faixa salarial destes profissionais? Como posso atraí-los para o meu time?
Para quem não lida com a TI no dia a dia, tudo isso parece uma sopa de letrinhas. É um novo universo que caiu de paraquedas para milhares de CEOs e recrutadores do país. Mas existem algumas soluções que podem tornar esse cenário mais fácil e são capazes de ordenar os pensamentos de quem ainda não conhece a fundo o mercado da tecnologia.
Soluções para encontrar um bom profissional de TI
Há quem pense que fazer todos os processos de sua própria empresa de forma interna é mais barato e é uma estratégia inteligente. Porém, em certos casos, esse parecer não é verdadeiro. Ao invés de dedicar horas de um de seus profissionais para 1. pesquisar sobre o mercado de TI 2. entender sobre as necessidades e exigências do mercado 3. recrutar novos talentos; 4. realizar entrevistas 5. arcar com os custos da contratação 6. desenvolver o profissional dentro do seu time e, ainda por cima, não ter a certeza de que contratou o profissional ideal, uma vez que o mercado de tecnologia não é o nicho de atuação da sua empresa. Parece um caminho longo, não é mesmo? E é. Mas o lado bom é que existe uma alternativa mais fácil.
Outsourcing WK
Conectamos profissionais e empresas de tecnologia desde 2010, estabelecendo conexões e fechando laços de trabalho. O outsourcing é uma dos nossas principais soluções e consiste na alocação de profissionais de TI nas empresas por hora trabalhada. Ao contratar o serviço de outsourcing da WK você passa para o nosso time a sua necessidade e pronto – o resto é com a gente.
Nele somos responsáveis por realizar o recrutamento e seleção, a contratação e o desenvolvimento e acompanhamento da trajetória do colaborador. A empresa contratante só recebe a parte boa, que é o serviço de qualidade do profissional.
A WK é um hub composta por IT Recruiters, recrutadores especializados na área de tecnologia que estão imersos nese mercado e sempre atrás de atualizações da área. Confie em quem é expert no mercado e saberá conectar a sua empresa ao profissional ideal melhor do que ninguém.