Happy-office: a Felicidade no Trabalho em casa

Artigo escrito por Marcelo Gato, Especialista em Felicidade no Trabalho, Professor e Palestrante.

A busca pela saúde mental e a felicidade na vida foi o assunto, a prioridade e a necessidade em 2020. Você certamente teve altos e baixos de estresse, saúde física, mental, motivação, resiliência e as ações para se manter na melhor situação possível foram essenciais para chegarmos até aqui.  

A prática tão boa do home-office virou a regra da noite para o dia e com muito sucesso continuamos o trabalho, graças às ações das áreas de recursos humanos, facilities e tecnologia, entre outras.

Na imagem uma pessoa em home office, com as mãos sob o notebook digitando. Ao lado esquerdo há um celular sob a mesa e um copo com água. Ambiente bem iluminado por uma luz natura.

Então agora o home-office pode ser nosso novo normal e seremos felizes para sempre?

Não é bem assim, não é mesmo?

Para sermos mais Felizes no Trabalho, diversos hábitos devem ser promovidos e repetidos. Uma vida de objetivos e metas alcançadas não é o suficiente para termos mais felicidade no trabalho, mas devemos trabalhar com mais foco no propósito, na missão, potencializando o que nos engaja, motiva, reforçando nossa resiliência e colaborando muito. O home office é um grande promotor do aumento no engajamento e da felicidade no trabalho, quando possibilita atingirmos o estado de FLOW

Mas o que é o FLOW?

O FLOW é o que chamo de “estado maratona de NETFLIX”. É aquele ambiente formado e que inibi distrações, que te leva a altos níveis de concentração em atividades desafiadoras onde até as necessidades fisiológicas de comer, beber, dormir e ir ao banheiro são “esquecidas”.

Claro que não parece ser algo bom e não é mesmo quando ocorre por muitas horas, mas um curto período de FLOW (algumas horas) são muito benéficos para a produtividade, o engajamento e o consequente aumento na Felicidade no Trabalho.

Porém o FLOW e os demais benefícios do home office como a ausência de transito, a flexibilidade de horário, a autonomia entre outros, não são suficientes para promover outras práticas e hábitos que aumentam essa felicidade.

Na imagem um homem em frente à uma parede de tijolos azul clara, está vestido com um suéter vermelho, feliz com as mãos fechadas comemorando.

Nesse sentido trago abaixo dicas para a Felicidade no Trabalho em tempos de isolamento e para os dias de trabalho de casa:

  • Entregue seu propósito de forma virtual. Reflita como você está transformando o mundo dos seus clientes e das pessoas em geral com seu trabalho, mesmo de forma virtual. Essa reflexão vai te lembrar diariamente do real sentido do seu trabalho e da sua missão. Aplique também uma habilidade que você tem de forma virtual. Seja uma aula, um conhecimento, uma ação social, tire da gaveta, coloque na agenda e realize. Isso vai te aumentar o seu senso de propósito e sua Felicidade no Trabalho.
  • Reconheça. Seja numa rede social, por e-mail, uma mensagem privada ou até numa ligação falando diretamente à pessoa. Enviar reconhecimentos de forma virtual funcionam muito bem e aumentam a felicidade de quem envia e de quem recebe. E para não perder o hábito, coloque na agenda um lembrete semanal para reconhecer alguém que fez algo diferenciado na semana. Vamos lá agora mesmo?
  • Celebremos! Aproveite para celebrar pequenos ou grandes avanços e conquistas. Publique também nas redes internas, externas e que tal iniciar uma reunião periódica sempre com uma celebração? 
  • Aprecie e se exercite no mesmo momento. Muitas vezes a pratica do mindfulness (atenção plena) é associada a meditação apenas, mas uma atividade física e esportiva vai te colocar no momento presente, aumentando sua saúde mental e sua energia física. É saúde em dose dupla.
  • E a colaboração, os cafés, as ideias e o contato pessoal? Abra a câmera. Nas reuniões de trabalho, abra a câmera. E mais: no dia a dia de trabalho, experimente abrir a câmera e ficar papeando com aquele colega que sentava ao seu lado no escritório. É para falar de trabalho, das atividades, mas pode ser só para falar de assuntos diversos enquanto cada um faz suas tarefas. Essa prática é indispensável no meu dia a dia. 

Experimente realizar esses hábitos e você vai ver que alguns se encaixam melhor na sua personalidade e habilidades e vão te fazer mais Feliz no Trabalho. 

No escritório junto fisicamente com o time, mas no HAPPY-OFFICE também.

Na imagem um homem sentado em seu home office, com o notebook no colo. Ele está vestido com um moletom preto e calça bege. Está olhando para a tela sorrindo. O ambiente tem uma parede marrom do lado esquerdo e uma branca do lado direito, ao lado esquerdo do personagem há uma mesa com computador e materiais de escritório.