Não foi apenas um cliente que motivou este texto. Foram ALGUNS clientes, parceiros e fornecedores que já relataram tal situação apenas neste ano de 2022: O COLABORADOR SUMIU.
Tenho visto esta situação ocorrer com mais frequência do que deveria e, por mais explicações que existam quando se consegue fazer contato com o colaborador sumido, as justificativas já não tem mais credibilidade. Afinal de contas, sumir sem dar explicação faz com que o gestor e a equipe percam a confiança no colaborador.
Com esta motivação, realizei uma enquete no Linkedin perguntando que motivo faz um profissional que trabalha home office desaparecer por dias sem dar explicações. Segue abaixo as respostas mais votadas:
· 43% – O colaborador tem mais de um emprego escondido
· 25% – O colaborador está com problemas de saúde
· 10% – Falta de conhecimento técnico
· 22% – Outro.
Quem tiver interesse pode conferir a enquete aqui: https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6947264839836737536/
É interessante observar os comentários. Alguns falam sobre a cultura da empresa onde isso ocorre, outros citam que é problema de gestão e alguns dizem até que a culpa é pela contratação ser PJ. Sendo que em nenhum momento foi dito que as contratações nestas situações são PJ e que isso vem ocorrendo no mercado como um todo e não apenas em empresas pontuais.
Por outro lado, a grande maioria dos respondentes fala em falta de comprometimento, falta de profissionalismo e pouco vínculo com o projeto por parte do colaborador. Também falam que nada justifica a falta de comunicação em uma ausência prolongada.
Opinião: o trabalho home office gera um distanciamento natural do dia a dia da empresa e por isso o desafio do gestor e da empresa aumenta para manter o vínculo e comprometimento da equipe para com o projeto da organização. De qualquer forma, por mais falha que seja a cultura e a gestão da empresa onde se trabalha, a ausência sem comunicação prévia e/ou imediata por parte do colaborador não se justifica, sob pena de o próprio ser prejudicado e ter sua reputação manchada.
Não há receita de bolo, mas o modelo de gestão que se coloca mais próximo do colaborador permite que a comunicação seja mais clara, livre de julgamentos e gera uma alta confiança do colaborador a fim de evitar causar problemas para a empresa.
Uma vantagem do outsourcing da WK JobHub é que este acompanhamento mais próximo do colaborador fica sob nossa gestão, antecipando situações similares e, caso ocorra, todo o custo e trabalho de demitir e contratar uma nova pessoa fica sob nossa responsabilidade.
Quer saber mais sobre nosso outsourcing? Vamos conversar.
André Streppel