A Marca Pessoal da Liderança

Artigo escrito por Daniela Viek, Especialista internacional em Personal Branding, Sócia-fundadora da YOUBRAND.COMPANY


O ano de 2020 foi completamente consumido pela pandemia do novo coronavírus. O PIB teve queda de 4,1%, o endividamento público está chegando aos 90% e o futuro parece temerário. Nesse cenário, de profunda incerteza, as empresas, os consumidores e até mesmo os fluxos de capitais procuram focos de confiança. Assim ganharão destaque líderes com forte presença executiva, o que passa, sem dúvidas, pela força de sua Marca Pessoal.

A Presença Executiva

De acordo com a psicóloga de Harvard, Amy Cuddy, em seu livro “Presence: Bringing Your Boldest Self to Your Biggest Challenges”, a presença executiva é a capacidade de expressar confortavelmente valores e potencial. Ou seja, é uma característica construída de dentro para fora. Nesse sentido, o líder teria consciência e confiança no que é, portanto seria capaz de passar essa confiança aos outros. A psicóloga demonstrou ainda que as pessoas respeitam e estão sintonizadas com esse tipo de postura.

Existem outras definições de presença executiva. Algumas delas, como a da economista Sylvia Ann Hewlet, focam no diferencial e na autenticidade. Atribui o desenvolvimento da presença executiva à rede de contatos, à comunicação e a aparência. Esses três pilares seriam percebidos de tal forma que o líder teria a confiança dos colaboradores, dos acionistas e dos consumidores. Qualquer uma das definições evidenciam que a presença executiva passa pelo desenvolvimento da Marca Pessoal.

A Marca Pessoal dos Líderes

A Gestão da Marca Pessoal, ou o Personal Branding, é o estudo, técnicas e práticas que buscam trazer à tona o diferencial dos profissionais, sua autenticidade e, dessa forma, aumentar seu valor de mercado. Dito de outra forma é o alinhamento entre identidade, imagem e reputação para que o profissional seja percebido pelo mercado pelo que ele realmente é, gerando, assim, confiança entre todos os stakeholders.

Depois de definirmos a Gestão da Marca Pessoal e, consequentemente, o que seria uma Marca Pessoal forte — autêntica, original e com alto grau de confiança —, fica claro que a presença executiva é fruto da capacidade do líder de executar um excelente Personal Branding. Não seria possível, por exemplo, expressar confortavelmente valores e potencial sem a clareza desses mesmos valores e potenciais. Clareza essa, trazida à superfície pelas técnicas da Gestão da Marca Pessoal.

O desenvolvimento da Marca Pessoal tem como objetivo ganhar a confiança de todos os envolvidos nos processos econômicos. Tem-se, dessa forma, o engrandecimento conjunto da presença executiva o que é essencial para o sucesso — ou a mitigação dos danos — nesses tempos incertos de pandemia do novo coronavírus. Confiança é a palavra-chave. O que se busca para fazer negócios e para se proteger. E isso só é possível quando se é claro, alinhado e coerente. Ou seja, quando há uma forte Marca Pessoal.

E você? Como está sua presença executiva e gestão da marca pessoal? Você é o protagonista da sua carreira e influência em seu mercado e negócios. Pense Nisso!


AUTORA:

Daniela Viek | Especialista internacional em Personal Branding | Sócia-fundadora da YOUBRAND.COMPANY empresa especializada em soluções para gestão da marca pessoal e carreira, com clientes em mais de 17 países.

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