Layoffs: como ser um bom IT Recruiter em momentos de crise

Nunca vi tantos profissionais OPEN TO WORK no LinkedIn como tenho visto ultimamente. 

Todos já sabemos (ou deveríamos saber) que as altas taxas de juros trazem menos investimento para empresas. Isso faz com que projetos sejam engavetados temporariamente, impactando na redução de custos e novas contratações. 

Todo esse clima gera um contexto oportuno para gestores e empresas desligarem aqueles profissionais que não atingiram a expectativa de performance ou que não estão tão alinhados à cultura da empresa. 

Claro que isso não significa que os desligados em layoffs são maus profissionais, pelo contrário. No entanto, no momento em que as empresas precisam enxugar o time, alguns são preteridos e outros não.

E se achamos, que com toda essa gente no mercado, a atuação dos IT RECRUITERS está mais fácil, estamos enganados. O desafio de contratar profissionais qualificados tecnicamente, que agregam valor ao negócio da empresa e contribuem para uma cultura colaborativa, continua mais alto do que nunca.

Como um IT Recruiter deve atuar em momentos de crise?

Se alguns meses atrás o grande desafio era encontrar alguém que simplesmente atendesse a demanda técnica dos projetos, tendo que, muitas vezes deixar algumas soft skills de lado no momento da decisão (fato que poucos assumem), o momento agora é de ser extremamente assertivo no processo de seleção e é aí que o talento do IT RECRUITER realmente aparece.

Aqui nós separamos algumas dicas essenciais para um profissional de recrutamento e seleção em TI atuar durante momentos de crise:

  • É fundamental ter conhecimento técnico sobre as tecnologias que a empresa utiliza. Saber distinguir os currículos recebidos entre APTO TECNICAMENTE, APTO A SER DESENVOLVIDO TECNICAMENTE e NÃO APTO TECNICAMENTE otimiza o processo e gera um banco de candidatos a ser contratados futuramente.
  • Saber avaliar as soft skills com precisão requer mais do que técnica. Requer experiência.  Uma boa entrevista por competência ajuda muito a identificar o que cada profissional é capaz de entregar. Mas será que de fato você sabe o que é e aplica na prática entrevista por competências?
  • Ter profundo conhecimento do negócio da empresa contratante gera mais credibilidade do IT recruiter com os gestores, trazendo assim mais autonomia.
  • Para finalizar esta pequena lista, ter um processo de seleção otimizado e dinâmico que coloque o candidato no centro do processo gera uma experiência muito produtiva para o candidato e para o gestor, tornando a jornada de contratação mais fluída. 

Momento é de incerteza, mas futuro é promissor

Apesar do momento de instabilidade, estudos apontam que o cenário deve mudar no futuro breve.

De acordo com um estudo da Demanda de Talentos em TIC e Estratégia TCEM, que foi realizado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a expectativa é de que nos próximos 3 anos, a área de tech demande 797 mil profissionais brasileiros.

Isso reforça ainda mais a necessidade de qualificação de IT recruiters com conhecimento técnico para selecionar e ajudar a alocar tais profissionais de acordo com a demanda.

Conclusão

Nós, It recruiters, estamos tendo a oportunidade neste momento atual do mercado de conseguir contratar profissionais realmente engajados com o negócio da empresa, profissionais que ficarão por longos anos nos projetos e que podem de fato alavancar os resultados e enfrentar os desafios que aparecerão. 

Inclusive, temos um artigo onde detalhamos sobre o futuro da carreira de IT RECRUITER e as competências necessárias segundo pesquisa do Linkedin com mais de 1600 recrutadores. 

Autor: André Streppel