Os desafios por trás da cena e que estão presentes no dia a dia dos IT Recruiters.
Há algum tempo viemos compartilhando algumas dicas sobre como conduzir um processo seletivo para TI de forma mais assertiva. Dividimos:
- Ferramentas que achamos mais valiosas
- Informações mais importantes para coletar na primeira reunião com o cliente (externo ou interno)
- Quais perfis são mais solicitados e quais mais difíceis de encontrar no mercado de trabalho
Contudo, é importante falar sobre o lado B dos processos seletivos. Os desafios por trás da cena e que estão presentes no dia a dia dos IT Recruiters, que com o passar do tempo e ganho de experiência poderão ser driblados mais facilmente.
Esse texto tem o objetivo de encurtar esse caminho.
Acompanhe as dicas abaixo:
Dica 1 – Ofertas e contraofertas
Você conduziu o processo seletivo, encontrou o candidato perfeito, ele se interessou pela vaga, fez entrevista, o cliente gostou, fez proposta, o profissional… Ia aceitar e recebeu contraoferta da empresa atual.
Acontece, e bastante. A dica é sempre entender o que motiva o candidato na troca de empresa, o que o motiva a deixar a empresa atual e considere esses aspectos ao oferecer uma oportunidade para ele.
É válido destacar que mesmo com essa dica, ainda é possível perder o candidato para a contraoferta porém a chance de sucesso aumenta.
Dica 2 – Vários ciclos de recrutamento e seleção
Em razão dos profissionais se recolocarem de forma rápida, é possível que diante de ausência de retorno do cliente ou do responsável pela contratação em poucos dias, o seu candidato já esteja em fase final de outro processo seletivo ou até recebido alguma oferta.
Portanto, dica: sempre pergunte se o candidato está participando de outro processos seletivos e sinalize seu cliente, assim o processo pode ser agilizado.
Dica 3 – Desalinho de informações entre áreas técnica e RH’s
Empresas de grande porte e de ramos distintos podem ter falhas na comunicação entre setor de Tecnologia e RH interno na hora de definir o escopo da posição em aberto, portanto mantenha em mente que essa descrição pode ir mudando ao longo do processo seletivo, uma boa solução para alinhar o perfil de forma mais assertiva é o recrutador conversar com as áreas envolvidas no processo para alinhar as informações.
Dica 4 – Expectativa x Realidade
Os recrutadores mais que encontrar o candidato ideal auxiliam as empresas trazendo um termômetro do mercado de trabalho, e nem sempre, o mercado está de acordo com a expectativa do empregador.
Cabe ao recrutador a dura tarefa de buscar uma flexibilização quando há muita diferença entre essa expectativa x realidade. É importante quando o profissional é sênior, revisar o bugdet. Há possibilidade de treinamento e o profissional pode ser júnior, mudam-se os requisitos da vaga.
Por fim, é válido lembrar que como IT Recruiters precisamos ser adaptáveis e mantermos a mente aberta, o universo da TI é muito volátil, sendo assim é nossa tarefa acompanhar as mudanças e demandas do mercado.
E então, o que achou das dicas compartilhadas? Fazem sentido com a sua experiência?
Compartilhe sua opinião com a gente nos comentários! 😀
- Mulheres que fizeram e fazem história na Ciência brasileira
- Bate-papo com Daiane dos Santos: Pódio, Representatividade e Inspiração
- Profissionais +50: quem usa o tempo e a experiência a seu favor
- Questionário Social: como fazer um Processo Seletivo Inclusivo?
- 7 Figuras LGBTQIAP+ importantes para o mundo da tecnologia
Inscreva-se para receber nossos conteúdos em seu email:
[mc4wp_form id=”5625″]
Não se preocupe com spam, também não gostamos deles.
Se futuramente não quiser mais receber é só clicar no link que está presente em todos os nossos e-mail’s.
Você quer ajudar um amigo a dar um up na carreira e ainda ser recompensado?
Então conheça nosso programa Indicação Premiada.