Trabalhar com recrutamento e seleção de TI tem gerado boas oportunidades nos tempos atuais. Isso porque o mercado de TI está crescendo e precisando de cada vez mais profissionais, e isso implica na necessidade de bons recrutadores(as).
Dá uma olhada nesses dados sobre o Brasil:
- É o 7º maior mercado de TI do mundo;
- Em 2019, a Softex estimou que a diferença entre a quantidade de profissionais de TI e quantidade necessária para dar conta das demandas era de 48 mil;
- Em 2022, esse número poderá subir para 400 mil.
Aqui na WK JobHub, trabalhamos recrutando e selecionando profissionais de TI há alguns anos, e sabemos o desafio que é encontrar as pessoas certas tanto no lado técnico, quanto no perfil comportamental, e que se adequem à cultura das empresas.
Mas a cada contratação, temos a satisfação de ter contribuído com a carreira de mais um profissional, e também de ter ajudado mais uma empresa a melhorar a sua equipe.
Então continue lendo para saber quais características um profissional de RH precisa desenvolver para trabalhar com recrutamento e seleção de profissionais de TI.
Trabalhar com Recrutamento e Seleção de TI
Em relação às vagas
É muito importante o profissional tomar o máximo de conhecimento das informações da vaga:
- Fazer um bom alinhamento com o gestor técnico
- Diferenciar requisitos obrigatórios e desejáveis
- Entender o nível de senioridade que a empresa precisa (júnior, pleno ou sênior)
Muitos candidatos se frustram quando a vaga tem muitos requisitos, como se estivessem querendo contratar o Superman. Por isso considere o mais importante, como as tecnologias que a empresa mais utiliza.
Siga a WK nas Redes Sociais
Em relação aos profissionais
Uma das coisas mais pedidas por todos os profissionais é sobre receber feedbacks e posicionamento sobre o andamento do processo.
Um ponto que pode facilitar a vida, tanto do recrutador quanto do profissional, é questionar se o LinkedIn está atualizado, em vez de pedir um currículo. Se o candidato estiver na rua, por exemplo, atualizar seu LinkedIn é mais simples do que atualizar seu CV antes de enviar. E muitas vezes a rede já está atualizada por ser a vitrine profissional de cada candidato.
Deixar claro desde o início qual é a faixa salarial e acompanhar a entrevista técnica também estão entre os pedidos dos profissionais.
Em relação à empresa
O que é importante ressaltar sobre a empresa contratante para trabalhar com recrutamento e seleção de profissionais de TI?
A empresa, provavelmente, está preocupada com o seu Employer Branding. Esse termo significa basicamente a marca do empregador:
- Sua reputação
- Como é trabalhar lá (clima, estilo, pessoas)
- A proposta de valor para a carreira do profissional
É um marketing interno feito para atrair os melhores profissionais. Diferente do marketing tradicional que possui o objetivo de atrair clientes.
Para isso, você pode ter alguém com conhecimento técnico atuando nos processos seletivos. Isso ajuda a resolver algumas dúvidas do(a) recrutador(a). E como na maioria dos casos não há este profissional técnico auxiliando, se faz ainda mais necessário entender minimamente de TI.
Em relação ao perfil do(a) recrutador(a)
Como você deve imaginar, para trabalhar com recrutamento de TI é importante ter um mínimo de conhecimento de TI, ou seja, uma visão geral e abrangente.
Veja as características que os profissionais mais apontaram:
- Saber diferenciar áreas como Sistemas, Infraestrutura e Gestão;
- Principais linguagens de programação;
- Diferença entre front-end, back-end e fullstack;
- Diferença entre desktop, web e mobile;
- Métodos Ágeis, Scrum, Kanban e eXtreme Programming (XP);
- Principais certificações e certificadores;
Caso não conheça alguma tecnologia necessária para a vaga, não é preciso ter receio de deixar isso claro.
• Como é o dia a dia de um Recrutador de TI e quais suas principais tarefas
E apesar dos requisitos técnicos, sabemos que muitas vezes as empresas valorizam mais o lado comportamental do candidato. Nesses casos, a empresa se propõe a aprimorar o lado técnico.
Recrutadores(as) com “papo de vendedor” e que não sabem otimizar o tempo durante as conversas acabam repelindo os profissionais. Em vez disso, prefira ser mais direto. Mesmo assim, é importante ter noção de técnicas sadias de negociação.
Além de, é claro, capacitação para lidar com pessoas e comunicação eficaz que são muito importantes.
Relembrando…
Absorva o máximo de conhecimento da vaga e informe ao profissional apenas os requisitos mais importantes para a empresa.
Mantenha o candidato informado sobre as etapas do processo seletivo e dê feedbacks sempre que possível desde o início.
Trabalhe o Employer Branding da empresa e mostre ao candidato qual é o valor para a carreira dele em ter aquela experiência.
Aprenda sobre tecnologia da informação, e também saiba considerar o aspecto comportamental do candidato, e não apenas o técnico.
Treinamento da WK JobHub para você que quer trabalhar com recrutamento de TI
Você se interessou por esse conteúdo? Ele é importante pra sua carreira?
A WK possui um treinamento treinamento para ensinar tudo que já aprendeu ao longos dos seus quase 10 anos trabalhando na área.
Saiba mais sobre o Tech Recruiting Trainig 🚀
Obrigado pela sua leitura e um grande abraço.
Inscreva-se para receber os post’s direto em seu e-mail:
[mc4wp_form id=”5625″]
Não se preocupe com spam, nós também não gostamos eles.
Se futuramente não quiser mais receber, é só clicar em um link que aparece em todos os e-mail’s que não vamos mais enviar.
Veja nossos últimos post’s que você pode gostar:
- Mulheres que fizeram e fazem história na Ciência brasileira
- Bate-papo com Daiane dos Santos: Pódio, Representatividade e Inspiração
- Profissionais +50: quem usa o tempo e a experiência a seu favor
- Questionário Social: como fazer um Processo Seletivo Inclusivo?
- 7 Figuras LGBTQIAP+ importantes para o mundo da tecnologia
Você quer ajudar um amigo a dar um up na carreira e ainda ser recompensado?
Então conheça nosso programa Indicação Premiada.